quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Dia Internacional da Paz

Juntos pela paz: respeito, segurança e dignidade para todos

O dia 21 de Setembro foi declarado pela Organização das Nações Unidas, em 1981, como um dia de trégua e cessar-fogo em todo o planeta. Desde então, a ONU celebra esse dia apelando a que, não só pensemos na paz, mas façamos algo em favor dela. Este ano o dia aponta para a segurança e respeito pelos refugiados e migrantes, mais de 65 milhões de pessoas forçadas a fugir de conflitos e perseguição.

O Dia Internacional da Paz, observado todos os anos em 21 de setembro, incorpora a nossa aspiração compartilhada para acabar com o sofrimento desnecessário causado pelo conflito armado. Oferece um momento para que as pessoas do mundo compreendam os laços que as unem, independente de seus países de origem. É o dia em que as Nações Unidas pedem um cessar-fogo de 24 horas, com a esperança de que um dia de paz leve a outro, depois a outro e, por fim, ao silêncio das armas.

Ainda assim, para alcançar a paz é necessário mais do que depor armas. A paz verdadeira inclui construção de pontes, combate a discriminação e defesa dos direitos humanos de todas as pessoas do mundo.

O tema deste ano para o Dia Internacional da Paz é “Juntos pela paz: respeito, segurança e dignidade para todos”, focando em particular o sofrimento dos refugiados e migrantes ao redor do mundo. Nossa obrigação, enquanto comunidade internacional, é garantir que cada um forçado a deixar a sua casa receba a proteção que deve sob a legislação internacional. Nossa obrigação como família humana é substituir o medo pela bondade” - do discurso do Secretário Geral da ONU, António Guterres, para este dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário