terça-feira, 6 de junho de 2017

Dia Mundial do Ambiente



Ligar as pessoas à Natureza, é o mote do Dia Mundial do Ambiente 2017, e pretende chamar a atenção de toda a humanidade para a necessidade de olharmos à nossa volta e apreciar a beleza da Natureza e a forma como fazemos parte íntima dela, como dependemos dela e da necessidade de um relacionamento sustentado com o que ela nos dá.

“A Irmã Terra  clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la”.

(da Encíclica do Papa Francisco Laudato Si’)



"Se todos os atuais habitantes do planeta fizessem um uso dos recursos igual àquele que os portugueses estão a fazer, a 5 de junho, precisamente no Dia Mundial do Ambiente, nós esgotaríamos os recursos renováveis do planeta", alertou Francisco Ferreira, presidente da Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável. "Devemos substituir o querer mais para darmos lugar a palavras como a qualidade de vida, a suficiência e, acima de tudo, o conseguirmos viver de uma forma sustentável e feliz em harmonia com aquilo que o planeta nos é capaz de dar".

O consumo em Portugal de recursos naturais em relação à capacidade de resposta da natureza - a chamada pegada ecológica média por habitante -, aumentou 73% entre 1961 e 2013, segundo um estudo da mesma associação.

Se cada pessoa no Planeta vivesse como uma pessoa média portuguesa, a humanidade exigiria o equivalente a 2,3 planetas para sustentar as suas necessidades de recursos.


"Não esqueçamos nunca que o meio ambiente é um bem colectivo, património de toda a humanidade e responsabilidade de todos", afirmou o papa Francisco, a propósito deste dia.

HOME: Nosso Planeta, Nossa Casa



Sem comentários:

Enviar um comentário