terça-feira, 21 de março de 2017

Di(c)as para refletir

21 de Março - Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

Entende-se por discriminação racial qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência em função da raça, cor, ascendência, origem nacional ou étnica, que tenha por objetivo ou produza como resultado a anulação ou restrição do reconhecimento, fruição ou exercício, em condições de igualdade, de direitos, liberdades e garantias ou de direitos económicos, sociais e culturais.



21 de Março - Dia Mundial da Floresta

Dia para refletir sobre a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Desde a regularização do ciclo hidrológico, a proteção dos solos face à erosão, o suporte de ecossistemas que sustentam uma rica biodiversidade, a produção de inúmeros bens materiais, a produção de oxigénio que a transforma em verdadeiro sumidouro de dióxido de carbono, permitindo contrabalançar parcialmente o efeito de estufa que está a gerar alterações climáticas à escala global do planeta.

No entanto, por todo o Planeta, as florestas naturais desaparecem a um ritmo vertiginoso dando lugar a processos de erosão e desertificação que são acompanhados de uma perda de biodiversidade sem paralelo. O exemplo mais gravoso vem das florestas tropicais, como a Amazónia, onde muitas espécies são extintas.

Nos últimos 40 anos, o Mundo já perdeu metade das suas florestas, principalmente por causa de desmatamentos para fins agrícolas. As indústrias de produção de óleo de palma, soja, madeira, carne e cacau estão à frente no ranking da destruição.
Se a destruição das florestas permanecer no ritmo que se encontra, dentro de cerca de 50 anos não teremos mais florestas tropicais originais.



22 de Março - Dia Mundial da Água

Um relatório divulgado pelo Conselho Mundial da Água revela que 12% da população mundial não tem acesso a fontes potáveis - 319 milhões de africanos; 554 milhões de asiáticos; 50 milhões de sul-americanos - e 3,5 milhões de mortes por anos são atribuídas a doenças ligadas à água.

Entre as regiões mais afetadas estão Papua-Nova Guiné com a menor disponibilidade de água, apenas 40% da população tem acesso a fontes potáveis, seguido da Guiné Equatorial (48%), Angola (49%), Chade e Moçambique (51%), da República Democrática do Congo e Madagáscar (52%), e Afeganistão (55%).   

Este ano, o “Dia Mundial da Água” é dedicado ao problema das águas residuais. “Aproximadamente 90% das águas residuais do mundo são despejadas no meio ambiente sem tratamento”, segundo o presidente do Conselho Mundial da Água, que reúne mais de 300 entidades de 50 países.

Todos os anos uma em cada cinco crianças com idade inferior a cinco anos morre prematuramente devido a doenças relacionadas com a água e quase 40% da população mundial já enfrenta problemas de escassez de água e pode aumentar para 66% em 2025.


Sem comentários:

Enviar um comentário