segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Dia Mundial da Justiça Social


Criado, em 2007, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial da Justiça Social - 20 de Fevereiro - tem por objetivo apoiar os esforços da comunidade internacional para a erradicação da pobreza, a promoção do trabalho digno, a igualdade de género, o bem-estar e justiça para todos.

Torna-se inevitável falar hoje de Justiça Social face ao agravamento das desigualdades, quer dentro de muitos países quer entre países. Um estudo recente da organização Oxfam denunciava que 1% da população mundial detém uma riqueza equivalente aos restantes 99% e oito pessoas detêm uma riqueza equivalente à da metade mais pobre de toda a população mundial.

A Justiça Social baseia-se na igualdade de direitos para todos os povos e a oportunidade para que todos os seres humanos, sem discriminação, possam beneficiar do progresso económico e social em todo o mundo.

Promover a Justiça Social significa destruir as barreiras que as pessoas enfrentam devido ao seu género, idade, raça, religião, cultura ou deficiência. Significa combater o desemprego e a pobreza  que tornam ainda mais difícil a integração social.


Para tal, precisamos de adotar uma nova visão para a economia e a sua relação com o resto do mundo. Uma economia que respeite os limites do planeta, que coloque o bem-estar humano num contexto de laços sociais e de justiça e que reconheça que o seu objetivo final é alcançar um bem-estar sustentável e não um consumismo descontrolado.






Sem comentários:

Enviar um comentário