segunda-feira, 20 de junho de 2016

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO


Um “refugiado” é uma pessoa que sofre perseguição pela sua raça, naturalidade, religião, grupo social ou opinião política e que se encontra fora do seu país, não podendo a ele retornar por força de perseguição.

No ano 2000 a ONU instituiu o dia 20 de Junho como Dia Mundial do Refugiado, com o objetivo de sensibilizar os governos e a sociedade em geral para a situação dramática em que se encontram tantas pessoas refugiadas, deslocadas internas e perseguidas. Serve esta data para prestar homenagem à resistência e à força de todos os refugiados do mundo que são obrigados a fugir de suas casas por motivos de perseguição, calamidades ou de guerra.

Em 2015, havia no mundo inteiro  63,9 milhões de pessoas refugiadas, exiladas, deslocadas dentro do seu país e apátridas



Dadaab  - O campo de refugiados situado na fronteira do Quénia com a Somália, acolhe cerca de 350 mil refugiados, a maioria dos quais fugidos à guerra que dura há mais de 20 anos na Somália. O Governo queniano anunciou, no início deste mês, que vai encerrar o campo, até Novembro deste ano, e enviar os refugiados somalis ali residentes de volta ao seu país em guerra ou para países terceiros.

Zaatari - fica no norte da Jordânia e tem o maior campo de refugiados do Médio Oriente e o segundo maior do mundo. Contava, em finais de Novembro de 2015, com mais de 85 mil refugiados Sírios. A população do campo continua a aumentar, não só pela agudização da guerra na Síria, mas também pela crescente vulnerabilidade de refugiados urbanos na Jordânia (mais de meio milhão), cujas economias estão esgotadas após anos de exílio, e que estão impossibilitados de encontrar meios de subsistência legais. Mais de metade da população do campo é formada por crianças, representando desafios relacionados com o restabelecimento da educação interrompida abruptamente pela guerra. Uma em cada três crianças não frequenta a escola.

Assim se vive num dos maiores campos de refugiados do mundo: Zaatari

Sem comentários:

Enviar um comentário