terça-feira, 3 de maio de 2016

Trabalho Digno e Humanização para Todos

“O trabalho humano é parte da criação e continua a obra criadora de Deus”

“O trabalho é uma vocação porque nasce de um chamado que Deus dirigiu ao homem, desde o início, para que cultivasse e cuidasse da casa comum”.

“Trabalhar é próprio da pessoa humana. Exprime a sua dignidade de ser criada à imagem de Deus. Por isso, se diz que o trabalho é sagrado. E por isso a gestão da ocupação é uma grande responsabilidade humana e social, que não pode ser deixada nas mãos de poucos ou descarregada sobre um mercado divinizado. Causar uma perda de postos de trabalho significa causar um grave dano social. Eu entristeço-me quando vejo que há gente sem trabalho, que não encontra trabalho e não tem a dignidade de levar o pão para casa.”
  • no último trimestre de 2015, os contratos a termo e os de prestação de serviços (recibo verde) ultrapassaram a barreira dos 820 mil (18% da população empregada); os precários e desempregados são mais de 50% da força trabalhadora desde 2012
“Não existe pior pobreza material da que não permite que se ganhe o pão e priva da dignidade do trabalho. O desemprego juvenil, a precariedade e a falta de direitos laborais não são inevitáveis, são o resultado de uma prévia opção social, de um sistema económico que põe os lucros acima do homem, são efeitos de uma cultura do “descartável”, que considera o ser humano como um bem de consumo, que se pode usar e depois deitar fora.”
  • em fevereiro de 2016, o Instituto de Emprego e Formação Profissional registou quase 756 mil pessoas sem emprego
“Vivemos num tempo de grande exploração dos trabalhadores; um tempo onde o trabalho não está ao serviço da dignidade do homem, mas é um trabalho escravo. Eis porque é preciso, hoje, educar a um "novo humanismo" do trabalho. Todos devemos lutar para que o trabalho seja uma instância de humanização e de futuro; seja um espaço para construir sociedade e cidadania.”
  • de acordo com os dados disponibilizados pela Segurança Social, em março, mais de 372 mil desempregados não recebiam subsidio de desemprego

“A sociedade não é justa se não oferece a todos um trabalho ou se explora os trabalhadores. Porque não há liberdade sem justiça e não há justiça sem o respeito da dignidade de cada um”.

(citações do Papa Francisco sobre o Trabalho)


Trabalho Digno e Humanização para Todos – foi o tema duma conferência promovida pela LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos) e pela ACR (Acção Católica Rural), no passado dia 8 de Abril. A reflexão é da economista Manuela Silva. 

“Segundo o último relatório da OIT, o conceito de trabalho digno resume as aspirações do ser humano no domínio profissional e abrange vários elementos: oportunidades para realizar um trabalho produtivo com uma remuneração equitativa; segurança no local de trabalho e proteção social para as famílias; melhores perspetivas de desenvolvimento pessoal e integração social; liberdade para expressar as suas preocupações; organização e participação nas decisões que afetam as suas vidas; e igualdade de oportunidades e de tratamento para todas as mulheres e homens.”

“O trabalho digno deveria estar no centro das estratégias globais, nacionais e locais que visam o progresso económico e social. “

O texto que serviu de base à conferência está disponível Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário