sexta-feira, 18 de março de 2016

Casamento na infância e adolescência


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou um vídeo no âmbito de uma campanha internacional para alertar sobre o casamento forçado de crianças. Em todo o mundo, por dia, 41 mil  raparigas menores de 18 anos  são obrigadas a casar, vendo-se privadas da sua infância.
A manterem-se as tendências actuais, este ano serão 15 milhões de meninas  que irão arruinar a sua infância, perto de mil milhões em 2030.
O casamento precoce é uma violação dos direitos humanos. As raparigas que casam em criança têm mais probabilidades de não ir à escola, de sofrer de violência doméstica, de contrair VIH/SIDA e morrer devido a complicações durante a gravidez e o parto. O casamento na infância também prejudica economias e alimenta a pobreza inter-geracional.
A comunidade internacional deu provas de um grande empenho para pôr fim ao casamento na infância ao incluir nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável uma meta específica sobre a sua eliminação.
Este mês, a UNICEF e a FNUAP (Fundo das Nações Unidas para a População) lançaram um Programa Global Para Acelerar o Fim do Casamento na Infância, que irá envolver famílias, comunidades, governos e jovens e ajudar a proteger os direitos de milhões de raparigas mais vulneráveis no mundo.
Este programa, que se prolonga até 2030,  insere-se num esforço global para evitar que milhões de raparigas casem demasiado cedo e para apoiar as que já casaram muito novas em 12 países de África, Ásia e Médio Oriente, onde as taxas de casamento na infância são muito elevadas.

Veja os vídeos:


Sem comentários:

Enviar um comentário