domingo, 22 de abril de 2018

DIA DA TERRA




O desafio para este Dia da Terra, que hoje se celebra, é a eliminação da poluição causada pelo plástico que ameaça o nosso mundo. 

São produzidos atualmente cerca de 300 milhões de toneladas de plástico por ano, dos quais 8 milhões de toneladas vão parar aos oceanos.

No Oceano Pacífico, entre o Havai e a Califórnia, há uma grande ilha que é formada por plástico. São 79 mil toneladas de lixo que ocupam uma área de 1,6 milhões de quilómetros quadrados - 17 vezes o tamanho de Portugal. 

São 1,8 mil milhões de objetos. Embalagens, sacos, garrafas, tampas, cordas, redes de pesca, cotonetes, palhinhas …. E todos estes plásticos, através dos peixes, chegam à cadeia alimentar humana.

A organização Ocean Conservancy estima que, em menos de 10 anos, existam 250 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, sendo que em 2050 poderá haver mais plásticos que peixes, caso nada seja feito.


Todos sabemos o enorme papel que o plástico desempenha no nosso modo de viver e, por isso, a dificuldade de nos vermos livres dele. Mas todos podemos contribuir para parar esta crise do plástico:

1) Diga “não, obrigado”: uma forma realmente fácil de reduzir o seu consumo de plástico é recusá-lo quando lhe for oferecido. Recusar as palhinhas em restaurantes e bares, evitar artigos que tenham embalamento plástico, recusar os sacos plásticos adicionais ao comprar produtos frescos…
2) Acabe com a utilização única: evite usar artigos descartáveis, como sacos para transportar compras, copos, pratos ou garrafas de plástico…
3) Reciclar, sempre: antes de colocar o plástico no lixo verifique sempre se pode ser reciclado…
4) Escolha as suas marcas: não compre às cegas, procure produtos de marcas que se preocupem com a sustentabilidade ambiental…
5) Passe a palavra: procure sensibilizar os que estão à sua volta para a importância de reduzir ao máximo o consumo de plástico…

O Dia da Terra é uma oportunidade para refletir sobre como as nossas ações afetam a nossa saúde e o meio ambiente em que vivemos. A responsabilidade de proteger o planeta é de TODOS. A poluição de plástico não vai desaparecer de um dia para o outro, mas se cada um de nós der pequenos passos para reduzir o consumo de plástico e o desperdício, poderemos fazer uma grande diferença.



Sem comentários:

Enviar um comentário